Publicações em livros
Publicações em livros
Educação Estatística: Uma Abordagem Envolvendo Processos Probabilísticos, Combinatórios e Estatísticos
Organizamos esta obra pensando em professores e pesquisadores, na expectativa de despertar ao leitor, provocações, reflexões e inspirações acerca dos processos de resolução de problemas, investigação, jogos e materiais manipuláveis, literatura infantil, projetos, pesquisa em sala de aula e de opinião, utilização de dados reais e oriundos do contexto dos estudantes relacionados ao ensino de estatística, probabilidade e combinatória, com a finalidade de desenvolver o letramento estatístico em estudantes inseridos nas diferentes etapas de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos inicial e final - e Ensino Médio) da Educação Básica brasileira.
Processos Estatísticos, Combinatórios e Probabilísticos: Discussões Teóricas e Práticas
A presente obra foi produzida por uma pluralidade de pesquisadores, com distintas trajetórias na pesquisa, mas que possuem o compromisso de socializar saberes, em diferentes níveis da Educação Básica, que problematizam os processos estatísticos, probabilísticos e combinatórios, e seus fios condutores incluem o Letramento Estatístico reconhecido como habilidade fundamental para o exercício da cidadania, a metodologia Resolução de Problemas como ponto de partida para a construção de novos conceitos, a docência crítica, às concepções de professores, a contação de histórias e o uso de jogos. Convidamos aos leitores a desfrutarem cada um dos capítulos aqui reunidos, que representam uma possibilidade de diálogos e de encorajamento para pesquisas futuras.
Além da Sala de Aula: propostas de ensino em espaços não formais de aprendizagem multidisciplinar
A presente obra apresenta uma riqueza de propostas de ensino meticulosamente elaboradas, abordando uma ampla gama de temas educacionais. Desde estratégias inovadoras para o ensino da matemática, visando aprofundar a compreensão dos conceitos numéricos, algébricos, geométricos e estatísticos, até abordagens dinâmicas para o ensino das ciências, que incentivam a exploração ativa e prática dos princípios científicos fundamentais. Além disso, são apresentadas propostas específicas para o ensino de estatística, botânica, geometria, ciências e astronomia, cada uma elaborada para envolver os alunos e despertar seu interesse por essas áreas do conhecimento. Com uma variedade de métodos, atividades e recursos, essas propostas visam enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem, promovendo um ambiente educacional estimulante e significativo para os alunos. É essencial que os professores/autores compartilhem conhecimento para fomentar um ambiente de aprendizagem dinâmico e enriquecedor. Ao compartilhar suas descobertas e experiências, os professores estimulam o pensamento crítico, inspiram os alunos e contribuem para a pesquisa na área. Além disso, ao produzirem conhecimento, mantêm-se atualizados e continuamente engajados no processo de aprendizado, inspirando outros professores a fazerem o mesmo.
Ações Mobilizadas por Professores que Ensinam Combinatória, Estatística e Probabilidade: reflexões, proposições e desafios
Nas páginas deste livro, mergulhe em um cenário educacional apresentado por especialistas e pesquisadores apaixonados pelo ensino de Combinatória, Estatística e Probabilidade. Organizado com o intuito de aprimorar o conhecimento de educadores e pesquisadores, este volume reúne reflexões práticas e elucidativas sobre a aplicação desses temas nos diferentes níveis de ensino. Este compêndio aborda de forma incisiva a importância do domínio estatístico e probabilístico em um mundo repleto de dados e incertezas, destacando a necessidade de formar estudantes capazes de compreender, analisar e contextualizar informações estatísticas, garantindo sua atuação crítica e responsável na sociedade. Cada capítulo oferece insights valiosos extraídos de pesquisas realizadas por renomados acadêmicos, mergulhando em variados aspectos do ensino desses conteúdos. Desde análises das bases curriculares até estudos sobre práticas pedagógicas eficazes, o livro visa não apenas informar, mas também inspirar educadores a promoverem um ensino mais sólido e inclusivo.
Práticas Pedagógicas em Educação Estatística
Os autores assumiram o desafio de promover uma Educação Estatística em que “aprender é uma aventura criadora” (FREIRE, 1996, p. 77), pois se alicerça na indagação, na busca, na organização e na representação do encontrado, permitindo construir a “novidade” a partir da análise sistemática do encontrado. Ao navegar por essas narrativas reflexivas de educadores matemáticos, o leitor verá que os autores, ao assumirem o desafio de educar estatisticamente, constituem-se educadores estatísticos. Esses autores tecem rede de ideias que se entrelaçam para trazer a “novidade”. Todas as temáticas focalizadas são abordadas por um fazer matemático e estatístico que se fundamenta em uma aprendizagem com significados. Com isso, este conjunto de letras e símbolos gera frases e imagens que nos permitem desvelar seus percursos pedagógicos investigativos, os quais se constituem em uma significativa contribuição, não apenas para a produção científica, mas particularmente, como referências para professores que ensinam Matemática na Educação Básica.