The game Closes the Box: a proposal for teaching Probability
Mathematical games play a significant role in teaching mathematics and statistics as they offer a practical and engaging approach to learning often complex statistical concepts, such as the study of probability. Given this scenario, this article aims to present and discuss the potential of using the game, called Close the Box for teaching notions of probability. This is a qualitative research that was developed in a class made up of 25 students in the 2nd year of elementary school at a public school in São Paulo. The results show that students understood some basic aspects such as random, unlikely and very likely events and developed signs of probabilistic literacy. In short, we conclude that working with games provides students with fun and stimulating moments and can help them to understand in an informal way probabilistic aspects necessary for decision making.
O objetivo deste estudo é avaliar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), metodologia ativa que fomenta investigações complexas, as quais partem de problemas do mundo real, a fim de estimular o senso crítico e a cooperação na busca de soluções. O método utilizado foi o estudo de caso em sala de aula, em que os alunos participaram de um projeto com o tema de uso consciente de energia elétrica. Neste sentido, a aplicação do estudo de caso foi em três turmas do 1º ano do ensino médio na Escola Pública Estadual situada no município de Diadema, São Paulo. Outrossim, os resultados demonstraram que a ABP permite reflexão, investigação, criticidade, autonomia, mobilização de conceitos matemáticos e uso de ferramentas digitais, além do desenvolvimento do senso crítico e responsabilidade ambiental dos alunos. Por fim, consideramos que as metodologias ativas devem ser cada vez mais incentivadas no ensino escolar, uma vez que a sua aplicação permite aos alunos uma experiência não só de ouvintes e aprendizes, mas também de participantes ativos durante a aplicação do conteúdo.
Esse artigo tem por finalidade realizar a análise de atividades em um Livro Didático buscando como tema a Compreensão da Linguagem Tabular e Gráfica, relacionadas ao ensino de estatística no 6º ano do ensino fundamental. Buscamos investigar se as atividades propostas no livro didático levam em consideração os níveis de compreensão da linguagem tabular e gráfica defendidos por Wainer (1995) e Curcio (1989). Possui abordagem qualitativa de tipologia documental. Os resultados indicam que a primeira atividade analisada promove entendimento na leitura tabular apenas no nível elementar. No que se refere à segunda atividade de leitura gráfica identificamos entendimento em um nível, com relação aos demais, não foi possível afirmar na atividade uma proposta em que o estudante fizesse inferências e previsões de um determinado resultado ou acontecimento em função da sua experiência e de seus conhecimentos prévios, não houve também, uma reflexão crítica sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas.
O presente artigo tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de alunos, por meio de três atividades que envolvem a leitura e a interpretação de gráficos de barras, setores e linhas. Participaram deste estudo 32 alunos do 9.º ano (14 anos) do Ensino Fundamental de uma escola particular do litoral sul do estado de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma análise qualitativa na perspectiva diagnóstica e descritiva. O processo de análise da compreensão da linguagem gráfica pautou-se nas ideias proposta por Curcio (1989), que considera três níveis de compreensão da linguagem gráfica. Concluímos que esse grupo de alunos possuem baixo desempenho na compreensão da linguagem gráfica do segundo nível, porém no primeiro e no terceiro níveis os estudantes tiveram maior desenvoltura nos três tipos de gráficos avaliados.
Este trabalho propõe um estudo sobre a certificação pelo Enem dos alunos, em nível médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) concluintes no ano de 2015, e a relação entre as variáveis pertencentes aos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disponibilizados no portal do Inep. O objetivo deste estudo é identificar as principais variáveis que interferem de forma significativa na certificação ou não certificação dos estudantes do IFES. Os resultados obtidos indicam que a chance de não certificação pelo Enem de um aluno que abandonou e/ou foi reprovado na escola em algum momento é de, aproximadamente, três vezes a chance de um aluno que nunca abandonou e/ou foi reprovado. Foi possível verificar, também, que a chance de não certificação pelo Enem é maior entre os alunos que cursaram o Ensino Fundamental somente em escola pública. A partir dos resultados, espera-se que a interferência dos fatores externos no desempenho dos alunos possa ser explorada, e políticas educacionais possam ser ampliadas para diminuir seus efeitos.Palavras-chave: Certificação. Enem. Estatística. Regressão logística.
O objetivo deste estudo foi explorar as pesquisas existentes sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando os principais resultados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com foco no procedimento da Revisão Sistemática da Literatura, onde fez-se uma busca por artigos científicos em seis bases (WorldCat, Scopus, Science Direct, Scielo, ERIC e Web of Science), nos últimos cinco anos, abarcando a temática Tecnologia Digital, Autismo e Educação Matemática. Recuperou-se cinco artigos, sendo três do Brasil e dois de Portugal. Embora percebido um tímido crescimento de interesse a partir de 2022, notou-se que há uma escassez no número de publicações relacionadas a temática. Considerando que a tecnologia digital é crucial para inovar no ensino e aprendizado, os resultados deste estudo apontam que há um vasto campo de investigação em relação ao uso de tecnologias assistivas digitais na educação de estudantes autistas.
O presente texto expõe um mapeamento sobre os trabalhos apresentados nos anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM – sobre Educação Estatística (EE), nas categorias comunicação científica e relatos de experiências. O modelo de organização proposto pelos referenciais teóricos de Fiorentini foi usado no trabalho com a formação de focos e subfocos temáticos oriundos das leituras dos resumos selecionados. Os resultados principais indicam a valorização de estudos no ensino de Estatística e uma baixa produção de trabalhos envolvendo o conteúdo de probabilidade em praticamente todos os focos temáticos associados aos níveis de ensino. Apesar da progressiva produção em EE nos últimos anos, é possível perceber a necessidade de estudos voltados ao nível superior em cursos como Engenharia e Administração, cujo foco não seja formação de professores.
Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de um processo de formação continuada a distância para a prática docente de uma professora de matemática que atua nos anos finais do ensino fundamental, com ênfase no ensino da estatística. Além disso, busca-se analisar de que forma essa formação ampliou os saberes da docente. A discussão teórica se pauta nas reflexões sobre formação continuada a distância e nos saberes necessários ao ensino de estatística. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica que assume a abordagem qualitativa em educação. Evidencia-se a partir do contexto do ensino de estatística, que a formação ampliou os saberes profissionais da professora, possibilitando a exploração de novas abordagens e a integração de conceitos com as experiências dos alunos. Isso resultou em uma atuação mais contextualizada e reflexiva, especialmente no contexto de ensino remoto.
Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de um processo de formação continuada a distância para a prática docente de uma professora de matemática que atua nos anos finais do ensino fundamental, com ênfase no ensino da estatística. Além disso, busca-se analisar de que forma essa formação ampliou os saberes da docente. A discussão teórica se pauta nas reflexões sobre formação continuada a distância e nos saberes necessários ao ensino de estatística. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica que assume a abordagem qualitativa em educação. Evidencia-se a partir do contexto do ensino de estatística, que a formação ampliou os saberes profissionais da professora, possibilitando a exploração de novas abordagens e a integração de conceitos com as experiências dos alunos. Isso resultou em uma atuação mais contextualizada e reflexiva, especialmente no contexto de ensino remoto.
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma experiência em sala de aula envolvendo o ensino de Estatística com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual da cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e que, para examinar a estrutura do processo de obtenção de informação, faz uso da triangulação de técnicas metodológicas. Os resultados gerados evidenciam que os estudantes conseguiram desenvolver a capacidade de construção de tabelas e gráficos de forma satisfatória, com uma articulação possível com o estudo dos números racionais. Além disso, foi possível oportunizar um protagonismo e a oportunidade de construírem, de forma colaborativa, os dados e a posterior análise. Em suma, essa experiência proporcionou conexões intra matemáticas possibilitando uma articulação entre os conteúdos estatísticos e a unidade temática números ao explorar os números racionais, contribuindo para que os estudantes pudessem vivenciar experiências dentro e fora da escola, favorecendo a construção de suas identidades e posturas críticas, éticas e responsáveis, apoiando-os para a formação integral e o exercício da cidadania.
Este artículo tiene como objetivo analizar, a través de narrativas (auto)biográficas, las trayectorias formativas y el desarrollo profesional de los profesores de matemáticas que enseñan probabilidad y estadística en la escuela secundaria. Se trata de una investigación cualitativa con enfoque (Auto)biográfico, constituida por un corpus de ocho relatos, en los que docentes de matemáticas narran sus trayectorias formativas y de desarrollo profe-sional. Estas narrativas fueron producidas a partir de un curso de extensión titulado Prácticas Pedagógicas en Educación Estadística a nivel de educación continua en la modalidad a distancia (EaD). La estrategia de análisis está respaldada por el software IRaMuTeQ, basado en análisis de similitud y clasificación jerárquica descendente (CHD). El análisis lexicográfico del corpus textual de las narrativas proporcionó cuatro categorías: evidencias identitarias del educador estadístico, desafíos de la enseñanza a distancia, experiencias y desafíos en la enseñanza de la estadística, y espacios de formación y constitución docente como ejes de análisis. Los resultados revelan una redefinición de las prácticas en el aula para la enseñanza de la estadística, la influencia de la familia en la profesión docente, la importancia de los espacios virtuales de aprendizaje y, además, presentan dos indicios de la identidad del educador estadístico: compromiso con el redimensionamiento de prácticas pedagógicas y puesta en común de análisis reflexivos sobre las experiencias obtenidas a lo largo del proceso formativo.
Background: Investigating narratives from the (auto)biographical perspective has expanded the possibilities of research in mathematics education, in the personal and professional aspects of the individuals and their choices during professional development. Objectives: This article aims to analyse (auto)biographical narratives of mathematics teachers who teach stochastics in basic education and their teacher professional development processes. Design: It is qualitative research, from the (auto)biographical perspective. Setting and Participants: The lexical corpus is composed of ten narratives by teachers from the states of São Paulo and Espírito Santo, Brazil, participants of a continuing education course offered in a virtual learning environment. Data collection and analysis: For the textual and lexical analysis of the content, the IRaMuTeQ software and its respective analysis resources were used: word cloud technique, similarity analysis and the descending hierarchical classification (DHC). Results: From this analysis, four thematic categories emerged: initial education, professional challenges, school practice, and continuing education. Conclusions: We concluded that school practice is directly related to initial education and the challenges the mathematics teacher faces. Second, only by reflecting on their practices can the teacher be convinced of their need for updating in continuing education.
As informações estatísticas sempre estiveram presentes nas tomadas de decisão. No entanto, poucas pessoas possuem os conhecimentos necessários para exercer sua cidadania. Este estudo tem como objetivo desenvolver um projeto de ensino de Estatística, especificamente sobre análise crítica de dados e tomada de decisão, articulado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Saúde e Bem-Estar”, visando fornecer significado para os alunos. A investigação, de cunho qualitativo, baseia-se no projeto estatístico “Autocuidado: o que a Estatística tem a ver com isso?”, desenvolvido com estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Praia Grande/SP. Os resultados apontam que os estudantes puderam ressignificar seus hábitos de higiene e compreender a importância da Estatística para tomada de decisão. Por fim, entendeu-se que propiciar atividades que expressem a realidade e as experiências dos estudantes e
os coloquem como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem é uma estratégia relevante para desenvolver um cidadão crítico e letrado em Estatística.
O presente artigo tem por objetivo promover indícios de Letramento Estatístico em um grupo de estudantes dos 6° e 7° anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de São Paulo. Para a coleta de dados, uma sequência de atividades foi planejada com foco nos efeitos provocados pelo novo coronavírus e aplicada em um ambiente virtual. A investigação foi estruturada levando em consideração a pesquisa qualitativa no qual recorremos ao Letramento Estatístico para fundamentarmos nossas escolhas. Analisando os resultados percebemos que a proposta ampliou a leitura de gráficos e tabelas e a capacidade de argumentação sobre os resultados estimados com apoio de informações sobre o novo coronavírus.
Compreende-se que, para que o ensino da estatística e da probabilidade cumpra sua função de instrumento modificador, a formação continuada assume um papel essencial, sobretudo quando são propostos espaços formativos que superem a lógica da racionalidade técnica. Nesse direcionamento, o presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva (auto)biográfica, que tem por objetivo analisar narrativas (auto)biográficas de professores que ensinam probabilidade e estatística na educação básica, tomando como suporte o software IRAMUTEQ. As narrativas que compõem o corpus de análise foram produzidas durante o primeiro módulo de um curso de formação continuada no formato EaD, gratuito, que focaliza diferentes práticas pedagógicas para o ensino da estatística. Participaram dez docentes que ensinam estatística nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Como estratégia de análise tomaram-se como base estatísticas textuais clássicas, a nuvem de palavras e a análise de similitude. As análises lexicográficas do corpus textual das narrativas evidenciaram possíveis categorias que emergiram diretamente dos dados, das quais se elegeram “Formação”, “Atuação profissional” e “Anseios e expectativas” como eixos de análise. Os resultados deste estudo possibilitam enfatizar que as narrativas, quando utilizadas em processos de formação continuada de professores que ensinam probabilidade e estatística, podem auxiliar o docente na (re)construção da identidade do educador estatístico. Além disso, permitiram refletir sobre a importância da confrontação do conhecimento estatístico com os contextos sociais, para diferenciar as práticas educativas em matemática e estatística.
Este artigo tem por objetivo investigar e mapear a produção científica de pesquisas realizadas na área de Educação Estatística publicadas nos anais do Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática – SIPEM – no Grupo de Trabalho Educação Estatística (GT12), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) nos últimos 18 anos. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento em todas as edições do evento e constatou-se a existência de 62 artigos publicados no GT-12, nos quais foram identificados 5 focos temáticos e 20 subfocos temáticos. Evidenciou-se que o maior número de trabalhos apresentados no evento é oriundo do Programa de Estudos de Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica, seguida pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Universidade Cruzeiro do Sul.
This paper aims to investigate and map the scientific production of research carried out in the area of Statistical Education published in the annals of the International Seminar of Research in Mathematical Education - SIPEM in the Working Group - Statistical Education (GT12) of the Brazilian Society of Mathematical Education (SBEM) in the last eighteen years. The choice of this event is due to its importance for the research area of Mathematical Education and Statistical Education. In this sense, a research was developed that allowed to systematically categorize and map the 61 works published in GT12 - Statistical Education - presented in all editions of the event carried out so far, to identify thematic trends, researchers, institutions and content addressed. It was identified 5 thematic focuses and 20 thematic subfocus. It was evidenced that the greatest number of papers presented at the event come from the Postgraduate Studies Program in Mathematics Education of Pontifícia Universidade Católica de São Paulo followed by Universidade Federal de Pernambuco and by Universidade Cruzeiro do Sul.